Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Boris Johnson apresenta ‘proposta final’ para o Brexit

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Boris Johnson apresenta ‘proposta final’ para o Brexit
COMPARTILHE

A proposta de Johson sugere a criação de uma “zona reguladora única” em toda a ilha da Irlanda.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, publicou, nesta quarta-feira (2), seu plano de saída da União Europeia. O documento foi entregue ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Mais cedo nesta quarta, Johnson reafirmou que seu país abandonará a UE em 31 de outubro “aconteça o que acontecer”, ao mesmo tempo que disse esperar que o bloco faça concessões para alcançar um acordo sobre o Brexit.

Em um discurso no congresso do Partido Conservador em Manchester, Johnson destacou que a única alternativa à sua “proposta final” é uma saída sem acordo.

O texto entregue por Johnson se concentra principalmente na substituição do “backstop”, o mecanismo de salvaguarda criado pelo governo da ex-premiê Theresa May para regular a fronteira entre a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, e a República da Irlanda, após o Brexit, informa a revista Veja.

Logo após a divulgação da proposta, o Partido Unionista Democrático (DUP), que tem maioria na Irlanda do Norte, apoiou o plano de Johnson.

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram