Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Boris Johnson perde maioria no Parlamento do Reino Unido

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Boris Johnson perde maioria no Parlamento do Reino Unido
COMPARTILHE

Philip Lee deixou a bancada governista enquanto o premiê discursava na Casa.

O premiê do Reino Unido, Boris Johnson, perdeu, nesta terça-feira (3), sua maioria na Casa enquanto discursava para os parlamentares sobre seus planos para o Brexit.

O deputado Philip Lee deixou a bancada do Partido Conservador, cruzou o salão e se sentou ao lado dos liberais democratas.

Com uma maioria de apenas uma cadeira na Casa, a coalizão governista, formada pelos conservadores e pelo partido norte-irlandês DUP, perdeu o controle do Parlamento, fazendo com que Boris possa ser derrubado do cargo a qualquer momento.

Apesar de não ter maioria, Boris segue como primeiro-ministro e só sairá do cargo caso o Parlamento aprove um voto de desconfiança contra ele.

Quem tem poder para chamar essa votação é o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, que, por conta do seu alinhamento à extrema esquerda, não deve conseguir maioria para governar.

Caso Boris perca o voto de desconfiança e o Parlamento não consiga aprovar outro nome para o cargo em 14 dias, novas eleições gerais são convocadas automaticamente, informa o jornal Folha.

Confira o vídeo do momento em que o deputado Philip Lee deixa bancada do Partido Conservador no Parlamento:

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram