Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Brasil aprimora software para detecção de câncer de pele

Brasil aprimora software para deteccao de cancer de pele
Imagem: Agência Brasil/Fernando Frazão
COMPARTILHE

Software faz uma análise de algoritmos, onde uma máquina foi “ensinada” a reconhecer e interpretar dados usando redes neurais.

Um software capaz de agilizar o processo de diagnóstico do câncer de pele do tipo melanoma foi aprimorado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Até o momento, o programa conseguiu mais de 86% de precisão na descoberta da doença.

Apesar de representar apenas 3% do total de neoplasias consideradas malignas, a variação deste tipo de câncer requer um cuidado maior porque pode se propagar por células do corpo em um processo chamado de metástase.

O diagnóstico através do software é realizado a partir de comparações feitas entre a imagem captada do paciente e um banco com outras 23.906 imagens

A principal preocupação dos pesquisadores agora é expandir este banco de fotos para melhorar ainda mais o nível de detecção.

Sandra Avila, professora do Instituto de Computação da Unicamp, informou que o objetivo dos pesquisadores é auxiliar a detecção do tumor enquanto ele ainda está nos estágios iniciais. 

Sandra ainda destacou que a ideia não é substituir o diagnóstico médico, mas usar o software como uma ferramenta de apoio.

A ideia foi uma das 25 vencedoras do Google Latin America Research Awards, programa que distribui bolsas de pesquisa para a América Latina, informa o site Olhar Digital.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Assinar
Notificar quando
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

PUBLICIDADE