Governo investiu R$ 2,7 milhões para a produção de estudos para revitalização desta importante bacia hidrográfica.
Com 2.114 km de extensão, o Rio Araguaia tem sua nascente na Serra do Caparaó, entre a divisa dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A bacia representa mais de 14% do território mato-grossense e 25% do estado goiano. Toda a área adjacente ao Araguaia tem relevante importância ecológica, turística, socioeconômica e cultural.
Na última sexta-feira (5), o governo Jair Bolsonaro avançou mais uma etapa no projeto “Juntos pelo Araguaia”, iniciativa que garantirá ações de revitalização da bacia.
A partir de um estudo¹ contratado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e produzido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), nos próximos dois meses será elaborada uma carteira de projetos para intensificar a captação de recursos e fortalecer parcerias para a execução das ações.

O ministro Rogério Marinho falou sobre o projeto:
“O Juntos pelo Araguaia é um marco para a revitalização de bacias hidrográficas no Brasil. É um projeto pioneiro, que está nos dando bons indícios para a recuperação do Rio Araguaia e que levaremos para outras bacias importantes, como a do São Francisco e do Parnaíba, por exemplo.”
E acrescentou:
“Esse trabalho mostra a preocupação do governo do presidente Jair Bolsonaro com a preservação ambiental.”
Equipes técnicas da Pasta têm trabalhado na construção do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas, que visa preservar, conservar e recuperar as bacias hidrográficas do Brasil a partir de ações integradas.
Referências: [1]