Brasil consolida agenda de concessões de parques nacionais

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

3º leilão consolida agenda de concessões de parques nacionais do governo.

O Ministério do Meio Ambiente realizou, nesta quinta-feira (29), um leilão para a concessão da Floresta Nacional de São Francisco de Paula.

Localizada no estado do Rio Grande do Sul, esta é a terceira Unidade de Conservação Federal a ser leiloada na agenda de concessões de parques nacionais do MMA.

Em ação conjunta ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao MMA, e ao Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), a concessão tem valores de investimentos estimados em R$ 72 milhões ao longo de 30 anos, entre infraestrutura e serviços.

Recanto de raras aves andinas e tropicais, a Floresta de São Francisco de Paula está localizada em São Francisco de Paula (RS) e é densamente povoada por araucárias.

Com uma área de 1,6 mil hectares, a Floresta integra a Região das Hortênsias, uma das mais importantes regiões turísticas do estado do RS e parte da Serra Gaúcha, que recebe anualmente mais de 6 milhões de turistas.

A concorrência foi concluída com proposta no valor de R$ 290 mil iniciais. O grupo ficará responsável pela revitalização, modernização, operação, manutenção e gestão dos parques e deverá oferecer serviços de apoio e conservação, incluindo brigada de incêndio, sistema de comunicação interna e monitoramento e apoio ao desenvolvimento ambiental da unidade.

O próximo passo é a verificação da habilitação técnica do concessionário, permitindo assim a assinatura do contrato de concessão.

O edital para a concorrência foi lançado no mês de maio de 2021. A concorrência é um dos últimos estágios do processo de concessão, que inclui estudos de viabilidade econômica, análise por órgãos de controle, abertura de consulta pública, realização de audiência pública, road shows e outras ações realizadas para fortalecer a transparência e a participação da sociedade.

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.