Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

Brasil controla 90% do mercado mundial de Nióbio

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Brasil controla 90% do mercado mundial de Nióbio
COMPARTILHE

Existem diversas ocorrências de nióbio no Brasil, em especial na Amazônia. País é o maior produtor mundial.

Apesar de ser um metal ainda desconhecido para uma boa parte da população, o Brasil é o maior produtor de nióbio e responsável por abastecer cerca de 90% do mercado mundial.

Uma de suas principais utilidades é a ampliação da resistência do aço, o que possibilita uma economia superior a 20% na quantidade de material utilizado e a uma redução de 30% de seu peso.

O presidente da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Eduardo Ribeiro, esclareceu alguns mitos sobre o nióbio:

“Para começar, o nióbio é um metal. Não é minério. O minério tem cerca de 2,5% de nióbio, e precisa passar por processos complexos até se chegar ao produto final [nióbio], que é o metal que vendemos.”

Segundo a agência EBC, Ribeiro acrescentou:

“Mitos atrapalham. Existem diversas ocorrências de Nióbio no Brasil, em especial na Amazônia. Só que para transformar essas ocorrências em reserva de nióbio, é necessário fazer furos de sondagem e quantificar massa e teor.”

O secretário também esclareceu que “não é verdade que há nióbio apenas no Brasil”, apontando a existência de reservas em 85 regiões do mundo, entre Austrália, África, Groelândia, Rússia:

“Se muitas não estão, atualmente, em operação, é porque os produtores atuais têm uma capacidade de produção maior do que o tamanho do mercado. Eles não vão investir bilhões de dólares em um mercado pequeno.”

- PUBLICIDADE -
Error: Embedded data could not be displayed.
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM
Error: Embedded data could not be displayed.