O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Claudio Seefelder, participou, na última terça-feira (8), da Terceira Reunião Preparatória Interministerial para a VI Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban).
Cosban é o principal mecanismo de coordenação da relação bilateral entre Brasil e China.
A reunião da comissão, que foi conduzida pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, contou com a presença de representantes de 13 ministérios.
O evento teve como objetivo apresentar a consolidação das propostas brasileiras para a nova estrutura da Cosban e o novo plano estratégico da comissão.
Também foi apresentado relatório elaborado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) sobre as prioridades e desafios do setor privado para acessar o mercado chinês.
No evento, Seefelder declarou:
“O MDR vem participando, desde o início, de todo o processo de revisão da estrutura do Cosban. O novo modelo que está sendo proposto vem ao encontro dos anseios do Ministério.”
E acrescentou:
“Temos um interesse muito grande em intensificar esforços para atrair investimentos privados estrangeiros para projetos de infraestrutura em nossas áreas de atuação e a parceria com a China é importante nesse processo.”
É o certo. Agora é esperar para ver se será bilateral de fato.
Traduzindo: ” discute proposta colônial”
Continua a entrega do Brasil aos cães de Pequim.