Português   English   Español

Brasil é a maior potência militar da América Latina

Brasil é a maior potência militar da América Latina
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

O levantamento de 2018 do Global Firepower mostra que o Brasil lidera o ranking de países da América Latina com o melhor preparo militar.


O estudo em questão levou em consideração mais de 50 fatores para avaliar as principais potências do continente latino-americano.

Entre os itens avaliados estão o tamanho das tropas, a quantidade e o tipo de armas, o desempenho em conflitos anteriores, alianças, assim como a análise de fatores geográficos e logísticos.

Em comparação com os outros países da América Latina, o Brasil leva vantagem por causa do investimento militar. Em 2017, por exemplo, foram U$ 29,28 bilhões investidos, contra apenas U$ 0,46 bilhão da Venezuela, registra o Estadão.

Quando fazemos uma comparação entre o número de militares, o Brasil aparece com 1,98 milhão de soldados, enquanto a Venezuela possui uma média de 123 mil.

Com um índice no ranking da Global Firepower de 0,3198, o Brasil está à frente do México (0,6289), na segunda posição, e Argentina (0,7056), terceiro lugar.

A Venezuela aparece na sexta colocação (0,7876), atrás ainda do Peru e da Colômbia, respectivamente na quarta e quinta posição no ranking.

Você pode conferir o levantamento na íntegra clicando AQUI.

Forças Armadas do Brasil

O instrumento militar responsável pela defesa do Brasil é constituído pelas Forças Armadas, compostas pela Marinha do Brasil, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira.

Instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas sob a égide da hierarquia e da disciplina, as Forças Armadas do Brasil atuam sob a autoridade suprema do Presidente da República – seu comandante-em-chefe.

Segundo o Ministério da Defesa, são funções das instituições militares:

  • assegurar a integridade do território nacional;
  • defender os interesses e os recursos naturais, industriais e tecnológicos brasileiros;
  • proteger os cidadãos e os bens do país;
  • garantir a soberania da nação.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on reddit
Share on linkedin
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...