Português   English   Español

Brasil e Chile aprofundam relações com novo acordo comercial

As duas nações sul-americanas assinaram acordo comercial para impulsionar investimentos e reforçar integração regional.

Brasil e Chile assinaram nesta quarta-feira (21) um acordo de livre comércio voltado para dar um maior impulso aos investimentos e à troca de produtos entre os dois países, segundo informações da agência Reuters.

O presidente Michel Temer viajou a Santiago para firmar ao lado do presidente chileno, Sebastián Piñera, o documento que inclui 17 pontos não tarifados, como comércio de serviços, eletrônicos, medidas sanitárias, entre outros.

Em discurso ao lado de Piñera, o presidente do Brasil declarou:

Quero ressaltar o agradecimento de termos feito uma aliança entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico, resultado de diálogo. Em menos de seis meses, fomos capazes de formatar e formalizar esse acordo. Isso é fruto de uma convergência natural que existe entre os nossos governos.

Entre janeiro e setembro deste ano, o intercâmbio comercial entre Brasil e Chile foi de 7,2 bilhões de dólares, uma alta anual de 13 por cento.

O Brasil é o maior sócio comercial do Chile na América Latina e o maior destino do investimento direto chileno no exterior, com um saldo acumulado de 35,2 bilhões de dólares (1990-2017), o que equivale a 29,5 por cento do total dos investimentos diretos chilenos no mundo.

Deixe seu comentário...

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter