Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Brasil e EUA fecham acordos de cooperação em energia nuclear

Brasil e EUA fecham acordos de cooperação em energia nuclear
Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil
COMPARTILHE

O secretário destacou que os acordos assinados vão aumentar a presença e os investimentos dos EUA no setor nuclear brasileiro.

Os governos Jair Bolsonaro e Donald Trump firmaram, nesta segunda-feira (3), um memorando de entendimento durante o Fórum de Energia entre Brasil e Estados Unidos

Uma carta de intenção foi assinada entre a Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan) e o Instituto de Energia Nuclear dos Estados Unidos (NEI, na sigla em inglês) .

Também foi assinada uma carta similar entre a Eletronuclear e a empresa norte-americana Westinghouse, especializada em energia nuclear.

Os documentos foram assinados na presença do ministro de Energia, Bento Albuquerque, e do secretário de Energia dos EUA, Dan Brouillette.

O acordo entre as empresas visam a colaboração para garantir a renovação de licenças e a operação de longo prazo da usina nuclear Angra 1, que pode ter sua vida útil ampliada de 40 para 60 anos. 

Já o acordo entre a associação brasileira e o instituto americano busca avanços em áreas como segurança nuclear, informa a agência EBC.

Em declaração à imprensa, o secretário americano disse que os países estão no começo de uma relação próxima de trabalho: 

“A indústria americana de energia está pronta e animada para trabalhar com o Brasil.”

Brouillette defendeu clareza de regras e transparência e ressaltou que houve modernizações na legislação brasileira sobre energia:

“Continuaremos a apoiar esses esforços de todas as formas que pudermos.”

O secretário acrescentou que os acordos assinados são um passo significativo para aumentar a presença e os investimentos dos Estados Unidos no setor nuclear brasileiro.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Assinar
Notificar quando
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

PUBLICIDADE