O chanceler Ernesto Araújo afirmou que o Brasil tem condições de organizar o envio de ajuda humanitária à Venezuela sem a necessidade de militares americanos em território nacional.
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou nesta terça-feira (5) que o Brasil avalia formas de disponibilizar ajuda humanitária à Venezuela.
Em declaração durante viagem aos Estados Unidos, Araújo declarou:
“Nós estamos criando um processo de coordenação lá em Brasília para ver exatamente como seria a logística, como nós poderíamos ajudar com essa questão do trânsito da ajuda humanitária e da disponibilização da ajuda humanitária como parte também do nosso esforço de consolidar o processo de transição democrática.”
O ministro descartou, contudo, a possibilidade de receber tropas americanas em território brasileiro para trabalhar na abertura de um canal de apoio à população do país vizinho.
Segundo a Folha, Araújo acrescentou:
“Qualquer que seja a maneira de fazer chegar ajuda humanitária temos certeza que não é necessário ter tropas americanas ou de outro país, nós teríamos condições de proporcionar a logística para isso com nossos próprios meios.”