O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, afirmou, nesta terça-feira (24), que “critérios políticos, partidários ou ideológicos” não podem ser utilizados para o Brasil definir a análise de uma vacina contra o coronavírus.
Lewandowski rejeitou o pedido para obrigar o governo Jair Bolsonaro a assinar o protocolo de intenções para adquirir a vacina da China, mas atendeu os pleitos dos partidos da oposição para obrigar o governo federal a tornar pública a estratégia de vacinação.
De acordo com o ministro, a vacinação no Brasil deverá contemplar a “aquisição e distribuição universal de todas as vacinas disponíveis no mercado interno e internacional, comprovadamente eficazes e seguras”.
Lewandowski declarou:
“Entendo que o Estado brasileiro não pode pautar-se por critérios políticos, partidários ou ideológicos para escolher ou rejeitar vacinas e respectivos insumos, nem discriminá-las com base apenas em sua origem, e muito menos repudiá-las por razões de caráter subjetivo, não lhe sendo lícito abrir mão de qualquer imunizante que venha a mostrar-se eficaz e seguro contra a covid-19.”
E acrescentou:
“Constitui dever incontornável da União considerar o emprego de todas elas no enfrentamento do surto da Covid-19, não podendo ela descartá-las no topo ou em parte, salvo se o fizer – e sempre de forma motivada – com base em evidências científicas sobre a sua eficácia, acurácia, efetividade e segurança.”
Parabéns pela atitude do Ministro Lewandowski de não obrigar o governo Bolsonaro a comprar a vacina chinesa. No entanto, esse tipo de situação não deveria se quer ocorrer, pois não cabe ao STF julgar sobre o caso da vacina, quem tem poder absoluto nessa área é o governo federal e somente ele.
Então por que tu não toma na bunda seu filha da p*****
Incrível !!! Tds Lutando contra o País….Que Declaração Criminosa desse Ministro.
Então toma…
Pode e vai rejeitar, seu verme.
Eu, como cidadão, escolho se vou ser vacinado ou não e se for o caso, qual vacina tomar, pelos critérios que eu mesmo definir. O que esse ministreco fala ou deixa de falar para mim é irrelevante.
Ok. Eu quero que os 11 ministros do STF sejam vacinados primeiro.