- PUBLICIDADE -

Brasil precisa de um ‘programa espacial forte’, diz Pontes

Brasil precisa de um ‘programa espacial forte’, diz Pontes
- PUBLICIDADE -

Marcos Pontes foi o 1º brasileiro a participar de uma viagem espacial, em 2006.

O ministro Marcos Pontes alertou para a necessidade de atração de investimentos privados para tirar do papel projetos estratégicos para o desenvolvimento técnico-científico do Brasil.

O chefe da pasta da Ciência, Tecnologia e Inovações discursou, nesta sexta-feira (11), durante a abertura do evento Estruturas para Viabilização Financeira do Setor Espacial.

Abaixo nós te apresentamos mais detalhes:

  • O evento tem como objetivo “pensar alternativas para o financiamento de projetos e sistemas espaciais tendo em vista um cenário de restrições orçamentárias”.
  • Precisamos de um programa espacial forte. Nosso programa espacial é bastante antigo. Começamos juntos com a maior parte destes países, mas, durante décadas, nosso programa vem dando saltos de galinha. Tenta decolar, mas não consegue”, lamentou Pontes.
  • E não consegue porque nunca recebeu prioridade adequada por parte de outros governos. Nunca teve estrutura de financiamentos adequada. E posso dizer isso por todo o tempo que participo do nosso programa”, acrescentou.
  • Começamos com a missão de aprovar o acordo que viabilizaria o centro aeroespacial de Alcântara comercialmente. Foi o começo de uma trajetória que se segue com o lançamento de quatro satélites e uma série de avanços”, disse o ministro.
  • Temos contingenciamentos, restrições, bloqueios, cortes, mas dentro do que coloca a lei orçamentária, temos protegido o orçamento das unidades de pesquisa desde 2019, quando cheguei ao ministério. Nós as protegemos, assim como às bolsas do CNPQ, transferindo os cortes e restrições para os setores administrativos do ministério”, completou Pontes.

Confira outras reportagens sobre a embrionária relação entre Brasil e o espaço:

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -