Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

Brasil realiza 1ª gestação em caprino do mundo com ovário artificial

“Sou muito otimista com o avanço da pesquisa, temos de galgar uma etapa de cada vez até produzir o embrião”, diz professor.

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Brasil realiza 1ª gestação em caprino do mundo com ovário artificial
COMPARTILHE

Uma pesquisa inédita utilizou técnicas que possibilitaram, pela primeira vez, uma gestação na espécie caprina a partir de óvulos que sobreviveram e cresceram fora do organismo materno.

O estudo foi realizado pela Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Favet-UECE) e publicado na revista científica internacional Molecular Reproduction and Development.  

“Embora a gestação caprina não tenha chegado a termo, o fato foi considerado um avanço, pois a pesquisa representou melhorias significativas na maturação e na produção in vitro de embriões a partir de óvulos crescidos também in vitro”, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em nota à imprensa.

O objetivo da pesquisa, segundo o coordenador da pesquisa, professor José Ricardo de Figueiredo, da Faculdade de Veterinária da Favet-UECE, era conhecer os fatores que controlam o desenvolvimento dos óvulos.

“As aplicações desse conhecimento poderão  prover dados que poderão auxiliar trabalhos de reprodução de animais domésticos e a multiplicação de espécies ameaçadas de extinção”, acrescenta a pasta do governo Jair Bolsonaro.

Segundo o Diário do Nordeste, o professor declarou:

“Já testamos centenas de meios de cultivo dos óvulos, mas precisamos colocar os ingredientes na proporção certa – hormônios, insulina, minerais – tudo balanceado.” 

E detalhou:

“Sou muito otimista com o avanço da pesquisa, temos de galgar uma etapa de cada vez até produzir o embrião que após transferência para o útero de uma fêmea receptora possa progredir na gestação e gerar uma cria saudável.”

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM