Brasil avalia suspender entrada de refugiados da Venezuela

Autoridades avaliam a viabilidade de se suspender temporariamente a entrada por terra de venezuelanos pela fronteira norte até que se realize um censo dos refugiados do país vizinho, que chegaram em massa ao estado de Roraima, fugindo da crise e perseguição da ditadura Maduro.

A proposta foi proposta em uma reunião celebrada na noite de terça-feira (30/01), em Brasília, com a participação de ministros e representantes das pastas de Defesa, Justiça, Saúde, Relações Exteriores, Casa Civil e representantes do Legislativo.

Mais de 40.000 venezuelanos vivem atualmente no estado fronteiriço de Roraima, muitos na capital, Boa Vista, de 330.000 habitantes, segundo cifras oficiais.

Devido ao aumento da migração, uma das possibilidades estudadas pelo governo brasileiro para enfrentar a situação é “suspender temporariamente o ingresso por via terrestre até que termine esse censo“, disse a fonte do governo.

No entanto, a viabilidade de uma suspensão temporária de ingressos por terra de venezuelanos – que não têm restrições para entrar como turistas no país – poderia ser dificultada pelos acordos internacionais assinados pelo Brasil.

O senador Romero Jucá (MDB-RR), que representa o estado de Roraima e participou da reunião, expressou-se favorável à proposta nas redes sociais.

 

Com informações de: [BOL]
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia