Brasil tem estação espacial que replica condições de Marte

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Estação está localizada no meio da caatinga da região Nordeste.

O sertão do Rio Grande do Norte é o local de funcionamento do Habitat Marte, a única estação espacial análoga ao Planeta Vermelho de todo o Hemisfério Sul.

Localizado no meio da caatinga da região Nordeste, na zona rural do município de Caiçara do Rio do Vento, a 100 km da capital Natal, o Habitat Marte tem todas as condições necessárias para ser ocupado durante o tempo de exploração dos visitantes.

Já são mais de 400 participantes, num histórico de quase 80 missões brasileiras e internacionais, entre virtuais, híbridas e presenciais. 

Foto: Divulgação / Habitat Marte

A iniciativa é do professor Júlio Rezende, do Departamento de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O projeto tem como inspiração a Mars Desert Research Station (MDRS), coordenada pela Mars Society, organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos dedicada ao encorajamento da exploração e colonização do nosso planeta vizinho.

O Habitat Marte é um dos projetos mais inovadores no estímulo ao desenvolvimento de competências sobre o espaço e sustentabilidade”, diz o professor Rezende, segundo reportagem do site Olhar Digital.

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.