Ministro disse que decisão foi tomada “em razão dos possíveis impactos para a população brasileira, causados pelo novo coronavírus”.
O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, determinou, nesta quinta-feira (19), que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica permaneçam em condições de ajudar no combate ao novo coronavírus.
Uma portaria do Ministério da Defesa regulamenta o emprego das Forças Armadas em todo o território nacional para apoio às medidas para a mitigação das consequências da pandemia da Covid-19.
O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de hoje.
Dessa forma, os militares devem começar a disponibilizar recursos operacionais e logísticos necessários ao planejamento das ações de combate e socorro.
O ministro justificou as medidas:
“Em razão dos possíveis impactos para a população brasileira, causados pelo novo coronavírus, declarado como de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial de Saúde.”
Oficialmente, o governo Jair Bolsonaro ainda não determinou o uso das Forças Armadas, mas o ministro evidencia na portaria que existe a “possibilidade de solicitação do emprego para apoio às ações aos órgãos de saúde e de segurança pública”, destaca o site Metrópoles.