“É bem provável que vamos precisar de acréscimo na oferta de leitos de cuidados intensivos”, diz secretário do Ministério da Saúde.
O governo do Brasil pretende alugar 1 mil leitos de UTI para atender pacientes com suspeita e casos de coronavírus no país.
De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, há nove pacientes com suspeita da doença e nenhum caso confirmado.
Cada leito pode custar de R$ 15 mil a R$ 20 mil, segundo estimativas do Ministério. A expectativa é de que a licitação seja concluída em até 40 dias.
A disponibilização acontecerá de acordo com a demanda de cada Estado e unidade de referência para tratamento.
O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, declarou:
“Nós já estamos nos preparando para a questão de assistência. É bem provável que vamos precisar de acréscimo na oferta de leitos de cuidados intensivos. Ontem, o Ministério da Saúde começou a abrir uma licitação para colocar mais 1 mil leitos de UTI em hospitais de referência para o atendimento de pacientes com coronavírus.”
E, segundo o site UOL, acrescentou:
“Como funciona um leito de UTI? O hospital constrói o leito de UTI, compra os equipamentos e o ministério repassa o recurso para o custeio. Para esses 1 mil leitos vai ser diferente, o Ministério da Saúde vai fazer a locação, disponibilizar os leitos com todos os insumos, assistência técnica, manutenção e treinamento.”