Português   English   Español

Apoie o jornalismo independente!

Brasil vai repatriar fósseis de dinossauros de 100 milhões de anos

Brasil vai repatriar fósseis de dinossauros de 100 milhões de anos
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

As informações foram divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria de Juazeiro do Norte, no Ceará.


Dezenas de fósseis de dinossauros e outros animais que habitaram o território brasileiro há mais de 100 milhões de anos deverão retornar ao Brasil. Eles haviam sido levados de forma ilegal para a França.

Acatando um pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça francesa determinou a repatriação do material, entre os quais está um esqueleto quase completo de dinossauro encontrado no sertão brasileiro.

O pedido de devolução dos espécimes é resultado de investigação realizada pela Procuradoria em Juazeiro do Norte (CE).

O órgão recebeu uma denúncia de que fósseis brasileiros estavam sendo anunciados em página de comércio na internet. Eles estão avaliados em quase 600 mil euros (R$ 2,5 milhões, aproximadamente) – dada a raridade, o interesse científico e a qualidade de preservação, informa o UOL.

A decisão que determinou a busca e apreensão dos exemplares e sua imediata devolução ao Brasil, foi tomada pelo Tribunal de Grande Instância de Lyon, na França, e comunicada às autoridades brasileiras no início do ano.

Ao todo, 45 fósseis já podem retornar ao Brasil, pois não cabe mais recurso à decisão. Entre os espécimes a serem devolvidos estão pterossauros, tartarugas marinhas, aracnídeos, peixes, répteis, insetos e plantas, alguns com milhões de anos.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on reddit
Share on linkedin
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...