Português   English   Español
Português   English   Español

Cabo submarino acirra tensões entre EUA e China

Cabo submarino acirra tensões entre EUA e China
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Cabo submarino abre novo capítulo da disputa entre Estados Unidos e China pelo domínio da internet.

Estados Unidos e China, as duas maiores economias do planeta, estão em uma disputa acirrada pelo domínio da infraestrutura mundial de internet.

A batalha mais recente ocorre no fundo do mar: o governo Donald Trump teme que cabos submarinos construídos pela empresa chinesa Huawei permitam que a China espione os EUA e outros países.

O medo não é infundado. Cerca de 95% de toda a transmissão de dados intercontinentais passa por estes cabos, informa a Folha.

Em 2013, Edward Snowden, ex-técnico da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), disse que os próprios Estados Unidos grampearam alguns destes cabos, interceptando inclusive informações pessoais da então presidente brasileira Dilma Rousseff e da chanceler alemã Angela Merkel.

Os EUA entendem que na prática a Huawei funciona como um braço do regime comunista chinês e desde 2017 está em vigor uma norma da Agência Nacional de Inteligência da China que obriga empresas privadas a cooperarem com os serviços do órgão.

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on reddit
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...