Calheiros e PT pedem quebra de sigilo da RenovaMídia, Jovem Pan e outros sites

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Relator da CPI da Pandemia pede quebra de sigilo da RenovaMídia, Jovem Pan e outros sites.

O relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB-AL), aliou-se ao senador Humberto Costa (PT-PE) para requisitar um inédito pedido de quebra de sigilo bancário contra veículos de informação do Brasil, inclusive o do portal Renova Mídia.

Nós tomamos conhecimento desta informação, neste sábado (31), com base em uma reportagem publicada pelo jornal Gazeta do Povo, logo após o blog O Antagonista compartilhar uma nota sobre o assunto.

Na noite desta sexta-feira, 30 de julho, uma jornalista da CNN Brasil já havia nos confirmado a informação ao entrar em contato por e-mail com o CEO da RenovaMídia em busca de mais detalhes sobre a inclusão do nome da empresa no requerimento.

Além deste singelo portal, segundo os jornais citados acima, os alvos da CPI são: Jovem Pan, Brasil Paralelo, Senso Incomum, Terça Livre, Conexão Política, Crítica Nacional e Jornal da Cidade.

Os pedidos de quebra de sigilo estão entre os 135 a serem apreciados na 38.ª reunião da CPI, que está marcada para o dia 3 de agosto, na retomada dos trabalhos da comissão, que está em recesso.

Ainda de acordo com as fontes, o requerimento apresentado pelos parlamentares alinhados à esquerda classificou todos os sites em questão como “grandes disseminadores das chamadas ‘fake news’“.

O jornal Gazeta do Povo ouviu a assessoria de Humberto Costa, que confirmou que o requerimento foi assinado conjuntamente pelo parlamentar e pelo relator Calheiros.

A assessoria do parlamentar acrescentou que a fundamentação apresentada no documento é a mesma que consta de outros requerimentos relacionados a jornalistas ou sites noticiosos por causa da “similitude do objeto”.

Ainda segundo os jornais, os dois senadores da República tiveram a proeza de pedir a quebra de sigilo bancário do webdesigner responsável pela primeira versão do portal da RenovaMidía, Tarsis de Souza Gomes.

No entanto, o fundador e CEO da RenovaMídia chama-se Tarciso Morais, que trabalha em tempo integral à frente desta iniciativa, sendo o autor da maior parte do conteúdo publicado pelo portal.

Estas informações são de conhecimento público e podem ser conferidas há vários anos na página “Sobre” do portal.

Além disso, uma rápida pesquisa no Google sobre o CNPJ da RenovaMídia aponta para o nome de Tarciso Morais como responsável pela empresa. 

Fundada em 15 de março de 2017, a RenovaMídia mantém uma cobertura em tempo real dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

A nossa missão sempre foi oferecer um fluxo constante de informação, prezando pela qualidade e transparência, sem imposição de ponto de vista, permitindo, desta forma, que os leitores formem suas próprias opiniões.

Prometemos continuar com este trabalho apesar do conturbado e perigoso cenário nacional, onde jornalistas são perseguidos por parlamentares, com o apoio daqueles que alegam agirem em defesa da democracia e da liberdade de expressão.

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.