Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch
Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch

Câmara aprova benefício a professores próximos da aposentadoria

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Câmara reduz idade para aposentadoria de professores

Com mudança no texto, idade mínima será cinco anos menor que a dos demais trabalhadores.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta sexta-feira (12), por 465 votos a 25, uma mudança em um dispositivo da reforma da Previdência que beneficia professores que já estão próximos da idade de aposentadoria.

A alteração reduz a idade exigida do professor para se aposentar pelo pedágio de 100% do tempo de contribuição que faltar na data de publicação da futura emenda constitucional, passando de 55 anos se mulher e 58 anos se homem para 52 anos se mulher e 55 anos se homem.

O texto aprovado na comissão especial já previa regra diferenciada para as professoras. Ele estabelecia que, para essa categoria, a idade mínima para aposentadoria seria dois anos inferior à estabelecida para os demais trabalhadores e, o tempo mínimo de contribuição, cinco anos menor, informa o site G1.

A proposta original do governo do presidente Jair Bolsonaro fixava em 60 anos a idade mínima para professores se aposentarem.

Dessa forma, os professores de educação infantil e do ensino básico poderão se aposentar com cinco anos a menos que o exigido para os demais trabalhadores, registra a Jovem Pan.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email