Sites de notícias e redes sociais podem ser forçados a obter licenças governamentais para operar no Canadá.
O ministro canadense da Cultura, Steven Guilbeault, afirmou, nesta segunda-feira (3), que os sites de notícias podem ser forçados a obter uma licença do governo para permanecer no ar.
Durante uma entrevista à emissora CTV, Guilbeault explicou a ideia:
“Se você é um distribuidor de conteúdo no Canadá e, obviamente, se é uma empresa de mídia muito pequena, os requisitos provavelmente não seriam os mesmos se você for o Facebook ou o Google. Teria que haver alguma proporcionalidade embutida nisso.”
Guilbeault é o encarregado do governo de Justin Trudeau para atualizar as leis de transmissão do Canadá usando a Comissão Canadense de Rádio-Televisão e Telecomunicações (CRTC)
Lançado em 29 de janeiro, o relatório intitulado “O futuro das comunicações do Canadá: hora de agir” inclui 97 recomendações e detalha como o CRTC será amplamente expandido para não apenas regular emissoras de rádio e televisão, mas também sites de notícias.
As regulamentações atuais do CRTC incluem a obrigação de radiodifusores comerciais focados em música a ter pelo menos 35% de seu conteúdo semanal provenientes de artistas canadenses.