Cartel do PCC cada vez mais fortalecido na Amazônia

Idiomas:

Português   English   Español
Cartel do PCC cada vez mais fortalecido na Amazônia
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Sem enfrentar resistências das autoridades, o Primeiro Comando da Capital (PCC) avança na Amazônia.


A região, que é vista como o “pulmão” do mundo, abriga a maior floresta tropical do planeta e é hoje palco de uma guerra aberta e declarada pelo controle das rotas de cocaína e maconha que abastecem o Brasil e o exterior.

Principal facção criminosa do país, o PCC já detém as rotas mais lucrativas do tráfico de drogas, trazendo maconha do Paraguai e cocaína da Bolívia.

Figuras importantes da organização inclusive operam nesses dois países, diminuindo cada vez mais a distância entre a produção e o transporte, aumentando as margens de lucro a cada entreposto.

A situação de disputa das rotas do tráfico na Amazônia – majoritariamente pelos rios Solimões e Japurá – leva autoridades brasileiras a temer que o futuro possa trazer algo que nem Pablo Escobar conseguiu produzir: um cartel de tráfico de drogas transnacional – informalmente já chamado de “Narcosul”.

O principal adversário para a consolidação do plano internacional e ousado do PCC atende por outras três letras: FDN, abreviação da Família do Norte.

A facção criminosa continua majoritária na região Norte do Brasil, responsável por grande parte dos carregamentos de maconha peruana e cocaína colombiana que chegam a Manaus, para depois seguir para os portos de Belém e Fortaleza e ser embarcada para o exterior.

Segundo as autoridades, o PCC parece não ter pressa em tomar o controle da FDN na região. Contudo, a articulação já está em andamento e a primeira prova disso foi a rebelião que resultou na morte de 56 presos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, em janeiro de 2017.

A polícia concluiu que foi resultado da disputa entre FDN e PCC pelo controle da unidade.

 

Adaptado da fonte Sputnik Brasil

Newsletter RENOVA

Receba gratuitamente as principais notícias do Brasil e do Mundo por email.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

Veja também...