Um funcionário do alto escalão da Casa Branca disse neste domingo (17) que a declaração de emergência pode permitir que “centenas de quilômetros” do muro sejam construídos na fronteira com o México antes da eleição de 2020.
Na última sexta-feira (15), o presidente norte-americano Donald Trump invocou uma “emergência nacional” para justificar a utilização de fundos militares para a construção do muro na fronteira com o México.
Ecoando as palavras de Trump, o conselheiro-sênior da Casa Branca, Stephen Miller, declarou que uma fronteira desprotegida permite que drogas e criminosos entrem nos Estados Unidos.
“Você não pode ter áreas descontroladas e desprotegidas da fronteira, onde as pessoas podem entrar sem serem detectadas”, avaliou Miller, segundo o Sputnik.
“Você está olhando para centenas de quilômetros”, afirmou Miller sobre o avanço da construção do muro, acrescentando que “provavelmente algumas centenas de quilômetros” estarão concluídas até setembro de 2020, dois meses antes da eleição.