- PUBLICIDADE -

Cerâmica com digital de 5 mil anos é encontrada na Escócia

Cerâmica com digital de 5 mil anos é encontrada na Escócia
- PUBLICIDADE -

O caco de cerâmica contendo a impressão digital de um ceramista foi escavado por arqueólogos.

Um grupo de arqueólogos que trabalha no sítio de Ness de Brodgar, no arquipélago de Orkney, na Escócia, fez uma descoberta incrível.

Um vaso de cerâmica de 5 mil anos foi encontrado com a marca da digital do seu criador, como se ele tivesse deixado sua assinatura. 

A confirmação de que se tratava de uma impressão digital foi obtida através de uma técnica chamada de mapeamento de textura polinomial. 

Impressões digitais da pré-História não são raras, principalmente devido à ampla utilização de argila para a criação de objetos. No entanto, a que foi encontrada no sítio na Escócia foi o primeiro registro da marca digital que diferencia cada indivíduo. 

Em um comunicado, o arqueólogo Nick Card declarou:

“Trabalhar em um lugar como Ness de Brodgar, com suas belas edificações e uma deslumbrante gama de artefatos, pode até nos fazer esquecer sobre as pessoas por trás deste incrível complexo. Mas essa descoberta traz as pessoas de volta ao foco.”

Os pesquisadores agora pretendem seguir pesquisando a impressão digital, com o objetivo de descobrir o gênero e a idade da pessoa a quem a assinatura pertence.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -