EUA têm quase 800 bases militares em todo o mundo. Entre 60 mil e 70 mil soldados dos EUA estão em atuação no Oriente Médio.
O governo norte-americano mantém uma presença onerosa no Oriente Médio nas últimas décadas, com pelo menos 60 mil soldados posicionados em toda a região, de acordo com informações do Comando Central dos Estados Unidos.
O Departamento de Defesa dos EUA anunciou, na última sexta-feira (20), que enviará mais tropas para a Arábia Saudita após ataques contra a instalação de processamento de petróleo do mundo em Abqaiq e a um importante campo de petróleo em Khurais.
O chanceler norte-americano, Mike Pompeo, e as autoridades sauditas afirmam que o Irã foi responsável pelo ataque, apesar da negação do país.
O site Axios publicou uma lista dos países onde os militares dos EUA estão localizados no Oriente Médio. Confira abaixo:
- Afeganistão: 14 mil soldados dos EUA no país, mais 8 mil soldados da OTAN;
- Bahrein: 7 mil soldados americanos, principalmente da Marinha;
- Iraque: Cerca de 5,2 mil soldados dos EUA;
- Jordânia: Aproximadamente 2,8 mil soldados dos EUA;
- Kuwait: Mais de 13 mil tropas americanas estão estacionadas no país;
- Omã: Algumas centenas de soldados dos EUA estão em Omã, perto do Estreito de Ormuz;
- Catar: Até 13 mil soldados americanos por lá, com planos futuros de expansão de base militar;
- Arábia Saudita: Trump anunciou planos para enviar centenas de militares após ataques contra petroleiras.
- Síria: Aproximadamente 2 mil funcionários dos EUA estão na Síria;
- Turquia: O número de tropas americanas na Turquia não é claro, mas a localização estratégica do país o torna valioso para o transporte de armas e pessoas;
- Emirados Árabes Unidos: 5 mil soldados dos EUA estão estacionados na pequena nação situada perto do Estreito de Ormuz.