Português   English   Español
Português   English   Español

Chanceler dos EUA faz visita histórica à Micronésia

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Chanceler dos EUA faz visita histórica à Micronésia

Embora pequenas e dispersas, as ilhas da Micronésia ocupam um espaço estratégico no momento em que China e EUA disputam a zona pela liberdade de navegação.

O chanceler norte-americano, Mike Pompeo, desembarcou, nesta segunda-feira (5), em Pohnpei, a principal ilha dos Estados Federados da Micronésia.

Esta é a primeira vez que um chefe da diplomacia dos Estados Unidos visita o pequeno Estado do Pacífico.

A visita histórica demonstra o interesse do governo Donald Trump por seus aliados no Oceano Pacífico em um contexto de disputa regional com a China.

Pompeo tem reuniões programadas com autoridades desta ilha, assim como de Palau e das Ilhas Marshall, outros dois pequenos países do Pacífico, informa a revista ISTOÉ.

“Não é novidade que se trata de uma zona estratégica”, afirmou uma fonte do governo americano, que recordou os vínculos históricos com os pequenos países.

A visita de Pompeo reflete a vontade americana de reforçar sua influência em uma “região indo-pacífica livre e aberta”, para enfrentar o crescimento do regime comunista chinês, como recordou o próprio secretário Estado em suas recentes visitas a Sydney e a Bangcoc.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, afirmou, neste domingo (4), que a China está desestabilizando a região do Indo-Pacífico.

“Acreditamos firmemente que nenhuma nação pode ou deve dominar o Indo-Pacífico e estamos trabalhando ao lado de nossos aliados e parceiros para atender às urgentes necessidades de segurança da região”, disse Esper.

Compartilhe_

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários_

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias_

Newsletter

Inscreva seu email na RENOVA para receber atualizações diárias com as últimas notícias do Brasil e do mundo.

Nome:

Email: