Português  English  Español

Apoie o jornalismo independente!

Chile critica França por concessão de asilo político a ex-guerrilheiro

Chile critica França por concessão de asilo político a ex-guerrilheiro
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Chile entregou uma nota de protesto à França nesta segunda-feira (5) devido à concessão de asilo político ao ex-guerrilheiro Ricardo Palma Salamanca.

O ex-guerrilheiro está foragido da Justiça do Chile desde 1996 devido ao assassinato de um proeminente senador de direita.

Na sexta-feira, o Escritório Francês de Proteção aos Refugiados e Apátridas (Ofpra) concedeu asilo a Palma Salamanca, que foi condenado à prisão perpétua pelo assassinato do senador Jaime Guzmán, um dos mentores da ditadura de Augusto Pinochet, em 1991.

A porta-voz do governo chileno, Cecilia Pérez, declarou:

A chanceler interina receberá o embaixador da França em nosso país para lhe entregar uma carta do presidente Sebastián Piñera dirigida ao presidente (Emmanuel) Macron.

E acrescentou:

A luta contra o terrorismo, contra os atos do terrorismo, nós a compartilhamos com o povo francês, com as autoridades da França.

A ministra disse ainda que Santiago solicitará ao presidente francês Emmanuel Macron “que interceda, dadas as faculdades que tem”, para que a Ofpra “revogue sua decisão”.

O ex-guerrilheiro do grupo de esquerda Frente Patriótica Manuel Rodríguez cumpria prisão perpétua quando protagonizou em dezembro de 1996, junto a outros militantes do grupo, uma fuga espetacular de helicóptero de um presídio de alta segurança de Santiago.

 

Adaptado da fonte Reuters

Compartilhe...

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...