“Chile tem potencial para gerar, com energias renováveis, 70 vezes a demanda atual de eletricidade no país”, diz ministro.
O ministro de Energia, Juan Carlos Jobet, comentou, nesta terça-feira (30), sobre o esforço do Chile para que o país se torne neutro em carbono a partir de 2050.
Jobet disse que o governo quer que as primeiras usinas produtoras de hidrogênio a partir de fontes de energia renováveis comecem a operar até o fim de 2021.
O objetivo do país da América do Sul é usar a energia produzida a partir de projetos solares e de parques eólicos em desenvolvimento para produzir hidrogênio limpo.
O governo do presidente Sebastián Piñera já entrou em contato com mais de 20 empresas interessadas em desenvolver hidrogênio verde.
Em entrevista à rádio Bloomberg, Jobet declarou:
“O Chile tem potencial para gerar, com energias renováveis, 70 vezes a demanda atual de eletricidade no país. Em 2050, o hidrogênio verde poderá se tornar um setor tão significativo para o Chile quanto a mineração hoje.”
O hidrogênio verde é produzido por eletrólise usando fontes de energia limpas. O hidrogênio produzido a partir da queima de combustíveis fósseis é conhecido como hidrogênio cinza.
Referências: [1]