O foguete Long March-8 Y-1, da China, fez seu voo inaugural, nesta terça-feira (22), após decolar da ilha de Hainan carregando cinco satélites.
O lançamento faz parte de um plano de longo prazo para desenvolver veículos reutilizáveis.
Os foguetes feitos por Pequim são semelhantes à linha Falcon, da empresa aeroespacial privada SpaceX, dos Estados Unidos.
A imprensa estatal não disse se o foguete lançado hoje é reutilizável, mas o objetivo é fazer com que variantes futuras sejam capazes de decolagens e pousos verticais (VTVL).
No início deste mês, a China trouxe rochas e solo da Lua, as primeiras amostras retiradas do satélite da Terra desde 1976, como noticiou a RenovaMídia.
China's new medium-lift carrier rocket Long March-8 made its maiden flight, sending five satellites into the planned orbit pic.twitter.com/B9LyFILQEa
— China Xinhua News (@XHNews) December 22, 2020