China mira exploração do cobre no Afeganistão

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

China tem um grande interesse no setor de minérios do Afeganistão.

A economia do Afeganistão baseia-se principalmente na agricultura, que representa um quarto do PIB do país, que é considerado um dos mais pobres do mundo.

Mas o território afegão tem um tesouro ainda inexplorado que chama a atenção do regime comunista da China: o cobre.

Os chineses já têm vários projetos no Afeganistão, especialmente os de infraestrutura para permitir a exploração das minas de cobre. 

Recentemente, Pequim trabalhou na construção da estrada que liga Cabul a Jalalabad, assim como outras estradas importantes.

O cientista político afegão Khalid Yousafzai, especialista em políticas energéticas pela Sciences Po de Paris, afirmou que a China tem um projeto a longo prazo no país, sempre ligado ao cobre:

“A China tem um grande interesse no setor de minérios do Afeganistão. Eles assinaram um contrato para explorar as minas de cobre de Mes Aynak, que é uma área de exploração de cobre que vale muitos bilhões de dólares. E isso é apenas o começo.” 

Yousafzai completou:

“Então o interesse da China no Afeganistão é principalmente explorar estas minas de cobre e influenciar a Ásia Central. Eles já têm o contrato de Mês Aynak e com certeza vão expandir esta atividade para outras áreas.”

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.