Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Cientistas desenvolvem espuma tão resistente quanto o aço

Cientistas desenvolvem espuma tão resistente quanto o aço

Cientistas dos EUA afirmam que a Espuma de Metal Composto (CMF, na sigla em inglês) é capaz de parar projéteis de calibre .50.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte (NCSU) desenvolveu um tipo leve de espuma que pode mudar a forma de fabricação de coletes à prova de balas.

Apesar de ser extremamente leve, o material chamado de Espuma de Metal Composto (CMF, na sigla em inglês) é capaz de parar projéteis de calibre .50, que são utilizados em metralhadoras pesadas e fuzis de precisão.

De acordo com o estudo publicado no Composite Structures, o CMF é fabricado a partir de diferentes tipos de metais, incluindo alumínio e aço, mas conta com pequenas bolsas de ar ocas para diminuir o peso do material, lembrando uma forma de espuma metálica.

“A blindagem CMF tinha menos da metade do peso da armadura de aço laminada e homogênea necessária para atingir o mesmo nível de proteção”, escreveu a engenheira Afsaneh Rabiei, da NCSU.

“Em outras palavras, conseguimos uma economia significativa de peso -— que beneficia o desempenho do veículo e a eficiência de combustível — sem sacrificar a proteção”, acrescentou.

Rabiei ajudou a liderar o desenvolvimento de espuma de metal composto na NCSU há cerca de 15 anos, e atualmente lidera o Laboratório de Pesquisa de Materiais Avançados da universidade, informa a revista Galileu.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email