Cientistas do Japão estão pintando listras em vacas

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Os cientistas ainda não compreendem perfeitamente porque insetos evitam superfícies listradas em preto e branco. 

As listras presentes nas zebras desempenham uma importante função: repelir insetos.

Alguns estudos já comprovaram esta funcionalidade, inclusive afirmando que as listras pretas e brancas podem até mesmo ser efetivas para a proteção em seres humanos.

Algumas tribos na África, por exemplo, além do significado cultural, usam pinturas corporais listradas justamente por esta função benéfica.

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, sugere que as listras causam uma certa ilusão de óptica incômoda na visão dos insetos, por isso eles preferem evitar.

Em estudo, publicado no periódico Plos One, pesquisadores do Japão recrutaram seis vacas pretas e as pintou de diferentes formas: 2 delas com listras pretas e brancas, 2 só com listras pretas e 2 sem pintura nenhuma, para servir de grupo controle.

O resultado não deixou dúvidas: enquanto as vacas não pintadas ou apenas com listras pretas sofreram mais de 110 picadas em 30 minutos, as vacas com listras pretas e brancas sofreram menos de 60 picadas no mesmo período.

A equipe de pesquisadores acredita que essas listras artificiais poderão, no futuro, ser usadas como uma maneira melhor de combater moscas do que os pesticidas tradicionais, informa a revista SuperInteressante

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.