Cientistas encontram água morna embaixo de geleira da Antártica

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Uma expedição de pesquisa revelou pela primeira vez que a água morna alcançou um local particularmente crucial por baixo da geleira.

Registros de água morna estão emergindo sob a imensa geleira Thwaites, que se estende da camada de gelo da Antártica Ocidental para o Mar de Amundsen.

Esta é a geleira mais vulnerável de todo o continente. O seu colapso pode ser parte de uma cadeia de eventos capaz de causar uma elevação de três metros no nível do mar. 

Não é de admirar que seu apelido seja “geleira do dia do juízo final”. 

Uma equipe de 100 pesquisadores dos Estados Unidos e do Reino Unido foi enviada ao local no último mês de novembro como a primeira grande expedição à geleira Thwaites. 

A expedição revelou, pela primeira vez, que a água morna alcançou um local particularmente crucial por baixo desta importante geleira, informa o site GizModo.

Em um comunicado de imprensa, David Holland, glaciologista da Universidade de Nova York, que realizou a pesquisa, disse que o estudo sugere que a geleira “pode estar passando por um recuo imparável que tem enormes implicações para o aumento global do nível do mar”.

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.