Português   English   Español

Cientistas vão mapear genes de todas as formas de vida da Terra

Cientistas vão mapear genes de todas as formas de vida da Terra

Cientistas lançaram nesta quinta-feira (1º) um grande projeto para mapear o código genético de todas as 1,5 milhão de espécies de vida complexa da Terra e pretendem finalizar o trabalho em uma década.

Eles descreveram o Projeto BioGenoma da Terra (EBP) como “a próxima viagem à lua da biologia” depois do Projeto Genoma Humano, uma iniciativa que durou 13 anos e custou 3 bilhões de dólares para mapear o DNA humano, sendo finalizada em 2003.

O EBP deve custar 4,7 bilhões de dólares e “eventualmente criará uma nova base para a biologia fomentar soluções para a preservação da biodiversidade e a manutenção das sociedades humanas”, disse Harris Lewin, professor da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e presidente do EBP.

“Ter o mapa, os modelos… será um recurso tremendo para novas descobertas, entender as regras da vida, como a evolução funciona, novas abordagens para a conservação de espécies raras e ameaçadas e… novos recursos para pesquisadores nos campos da agricultura e da medicina”, disse durante coletiva de imprensa em Londres.

O plano reunirá grandes esforços de pesquisa de todo o mundo, inclusive um projeto liderado pelos EUA que almeja sequenciar o código genético de todos os 66 mil vertebrados, um projeto chinês para sequenciar 10 mil genomas de plantas e a Aliança Global de Genomas de Formigas, que pretende sequenciar cerca de 200 genomas do inseto.

O volume de dados biológicos que será reunido deve ser da ordem da “exaescala”– mais do que aquela acumulada pelo Twitter, o YouTube ou toda a astronomia.

 

Adaptado da fonte Reuters

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Deixe seu comentário

Veja também...