Português   English   Español

Coalizão direitista conquista bastião da esquerda na Itália

Coalizão direitista conquista bastião da esquerda na Itália
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

A coalizão de direita liderada pelo ministro do Interior e vice-premiê da Itália, Matteo Salvini, conquistou mais uma vitória eleitoral neste domingo (24).


A coalizão direitista conseguiu eleger o novo governador da Basilicata, histórico bastião da esquerda na Itália.  

O ex-general Vito Bardi, do partido Força Itália (FI), obteve 42% dos votos, nove pontos a mais que o candidato do Partido Democrático (PD), o esquerdista Carlo Trerotola.

As eleições regionais na Basilicata, extremo-sul do país, tiveram afluência de 53,5% do eleitorado.

Bardi recebeu o fundamental apoio do partido Liga, liderado pelo popular vice-premiê Matteo Salvini, e pela legenda Irmãos da Itália (FDI). As duas siglas são rotuladas pela velha imprensa como parte da “extrema-direita”.

Segundo a agência ANSA, em seu discurso da vitória, o ex-general afirmou:

“Quando fui contatado, respondi ‘presente’. Eu devia isso à minha terra, devia isso aos lucanos [gentílico da Basilicata]. Estamos aqui para construir o presente, é um resultado extraordinário, que premia a união da centro-direita, único horizonte possível para um bom governo.”  

A coalizão conservadora coleciona vitórias regionais desde o ano passado, o que vem fazendo FI e FDI aumentarem a pressão para Salvini romper sua aliança de ocasião com o M5S em âmbito nacional e formar um governo apenas com a direita.   

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...