Português   English   Español

Apoie o jornalismo independente!

‘Coletes amarelos’ nas ruas da França pelo quinto sábado consecutivo

'Coletes amarelos' nas ruas da França pelo quinto sábado consecutivo
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

A prefeitura de Paris anunciou um reforço da segurança neste sábado (15), com 8.000 agentes adicionais e 14 veículos blindados. Em todo o país, 69.000 agentes foram mobilizados, contra 89.000 no sábado anterior.


Um mês após o início do movimento, os primeiros “coletes amarelos” convergiam neste sábado (15) à avenida Champs Elysees em Paris, em mais um dia de mobilização nacional, registra a “ISTOÉ“.

Apesar das concessões e apelo à calma do presidente francês Emmanuel Macron, a sociedade francesa continua nas ruas pedindo sua renúncia.

No Facebook, principal canal de mobilização do movimento, os chamados à manifestação em Paris e em outras cidades francesas proliferaram nos últimos dias, atingindo milhares de pessoas.

“A última vez viemos aqui por causa dos impostos, desta vez é mais sobre instituições: queremos uma democracia mais direta”, diz Jérémy, de 28 anos, que veio de Rennes com sua família para “protestar e ser ouvido” na capital.

Pouco antes das 6h30 (horário de Brasília), cerca de trinta pessoas foram detidas na região parisiense – 17 delas perto de Paris – muito menos que as 300 presas interpeladas no mesmo horário no último sábado, no âmbito de controles preventivos.

As autoridades temem novos episódios de violência.

A manifestação do último sábado terminou com um número recorde de prisões (quase 2.000), mais de 320 feridos e danos e confrontos em várias cidades, como Paris, Bordeaux e Toulouse. 

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on reddit
Share on linkedin
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...