Português   English   Español

COLUNA: Direita brasileira precisa assumir protagonismo na América Latina

Podemos tirar vários lições das eleições primárias no nosso vizinho, mas uma que ainda não vi é sobre o protagonismo que precisamos exercer em nossa região.


A possível de derrota do presidente Mauricio Macri na Argentina acendeu alguns alertas no Brasil, principalmente aos conservadores e liberais.

O Brasil sempre foi um país importante na América. Tínhamos um grande protagonismo quando éramos um Império e fomos os principais parceiros dos britânicos em terras sul-americanas. Foi assim também durante a Segunda Guerra Mundial com o interesse dos Estados Unidos em nosso país.

Continuamos assim durante a Guerra Fria, contando com um interesse particular do bloco capitalista, já que acreditavam que se o Brasil se tornasse comunista, provavelmente nossos vizinhos seguiriam o mesmo caminho.

A esquerda latino-americana compreendeu isso quando fundou o Foro de São Paulo. A sustentação de ditaduras e governos autoritários vieram justamente dos governos petistas. Agora com o presidente da República, Jair Bolsonaro, lideramos um processo que poderá mudar os rumos da região por anos.

Se o Brasil quer possuir um protagonismo maior em terras sul-americanas, conservadores e liberais precisam ter noção disso e liderar um movimento não só político, mas cultural.

O objetivo seria a libertação — não só do nosso país, mas também de nossos vizinhos — das amarras do populismo, socialismo, pós-modernismo, etc.

Precisamos levar aos nossos vizinhos as ideias de Olavo de Carvalho, Mises, Hayek, Scruton e outros. Não adiantará darmos os primeiros passos para mudar a nossa cultura, educação e economia se estivermos rodeados de países onde o populismo impera.

Talvez percamos a Argentina nos próximos anos, mas não podemos fazer isso com Colômbia, Uruguai, Paraguai, Chile etc. Precisamos assumir o nosso papel de protagonistas, evoluir com nossos erros e mostrar que existe um caminho melhor longe de esquerdistas populistas.

Os pontos de vista expressos neste artigo são as opiniões do autor e não refletem necessariamente a posição da RENOVA Mídia.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...