Português   English   Español

COLUNA: Nova Previdência, a Suécia e o sistema nocional

COLUNA: Nova Previdência, a Suécia e o sistema nocional

Muito bombardeada com fake news, a capitalização é um dos principais alvos de debates e discordâncias da reforma previdenciária.

A proposta de reforma da Previdência passa por alguns debates e corre o risco de ser alterada pelo Centrão e pela esquerda.

Um dos pontos principais é a questão do regime de capitalização, algo muito desejado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

O Chile sempre é o alvo das observações, tanto por quem defende o regime de capitalização como por seus opositores.

No entanto, como alguns economistas já estão mostrando, o modelo é impossível de ser implantado no país, pelo menos para toda a população, pois pode causar uma grande bagunça nas contas públicas.

Surge então uma terceira opção, o regime chamado de nocional, implementado pela Suécia, copiado por outros países, e que teria muito mais a ver com a realidade brasileira.

Os suecos sempre são alvos de elogios pela riqueza e tranquilidade. O que mais esse país teria a oferecer para o mundo?

O vídeo a seguir explica como funciona esse modelo e porque o caso chileno é impossível de ser implantado pelo Brasil, enquanto o sueco tem muito mais a ver com a reforma da Jair Bolsonaro.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no vk

Os pontos de vista expressos neste artigo são as opiniões do autor e não refletem necessariamente a posição da RENOVA Mídia.