Português   English   Español

COLUNA: O golpe militar da Proclamação da República


No final do século XIX, a monarquia brasileira, liderada por D. Pedro II, sobrevivia com um relativo sucesso.

O então imperador do Brasil conseguiu manter a unidade nacional ao sufocar diversas rebeliões e tinha o respaldo de por boa parte da população brasileira.

Mesmo assim, militares insatisfeitos com algumas decisões da Coroa e influenciados por ideias europeias resolveram ir às ruas tirar o imperador D. Pedro II do poder.

O povo assistiu a tudo bestializado, segundo relatos de cidadãos que vivenciaram a experiência. Foi um movimento totalmente elitista e sem a participação popular.

E será que a população desejava a deposição da família real? O vídeo a seguir explica, de forma rápida, como se deu este episódio, para muitos lamentável.

O que influenciou a decisão dos militares? Como foi este episódio? Que atitudes D. Pedro II tomou após saber do golpe? Perguntas como essas serão respondidas a seguir.

Os pontos de vista expressos neste artigo são as opiniões do autor e não refletem necessariamente a posição da RENOVA Mídia.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...