COLUNA: O que a escola não te ensinou sobre Tiradentes

Na história do Brasil há muitos personagens curiosos e com facetas pouco conhecidas. Um deles se chama Tiradentes, o homenageado no feriado do dia 21 de abril.


Nas aulas de história, Tiradentes e seus colegas inconfidentes são apresentados somente como uns revolucionários cheios de ideais. E dentro deste grupo, Tiradentes foi o único a ser morto por ser pobre.

A verdade sobre essa história pode parecer bem diferente após conhecer quem era ele e os outros inconfidentes.

Tudo bem que as velhas estruturas do mundo, na época deste importante evento da história brasileira, tremiam com a força do Iluminismo e o enfraquecimento de duas das monarquias mais poderosas e tradicionais da Europa, mas alguns interesses pessoais podem se aliar à ideais políticos.

Siga a RENOVA no TWITTER e acompanhe todas as notícias em tempo real.

A Inconfidência Mineira foi sim um momento importante da vida do Brasil Colônia, mas ela possui ainda alguns mitos e “verdades” não tão verdadeiras. Há coisas ensinadas na escola que, ao serem passadas por um cético questionamento, podem trazer uma outra visão sobre os motivos da organização dessa revolta e do porquê Tiradentes se tornou um personagem tão importante.

O vídeo a seguir explica quem foi Tiradentes, porque um grupo de homens se reuniu para proclamar a independência das Minas Gerais e porque ele foi um personagem criado pelo movimento republicano no século XIX.

Siga-me no Twitter: @pedroadsr e me adicione no Facebook

Os pontos de vista expressos neste artigo são as opiniões do autor e não refletem necessariamente a posição da RENOVA Mídia.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...