Português   English   Español

COLUNA: O que a escola não te ensinou sobre Tiradentes

COLUNA: O que a escola não te ensinou sobre Tiradentes

Na história do Brasil há muitos personagens curiosos e com facetas pouco conhecidas. Um deles se chama Tiradentes, o homenageado no feriado do dia 21 de abril.

Nas aulas de história, Tiradentes e seus colegas inconfidentes são apresentados somente como uns revolucionários cheios de ideais. E dentro deste grupo, Tiradentes foi o único a ser morto por ser pobre.

A verdade sobre essa história pode parecer bem diferente após conhecer quem era ele e os outros inconfidentes.

Tudo bem que as velhas estruturas do mundo, na época deste importante evento da história brasileira, tremiam com a força do Iluminismo e o enfraquecimento de duas das monarquias mais poderosas e tradicionais da Europa, mas alguns interesses pessoais podem se aliar à ideais políticos.

A Inconfidência Mineira foi sim um momento importante da vida do Brasil Colônia, mas ela possui ainda alguns mitos e “verdades” não tão verdadeiras. Há coisas ensinadas na escola que, ao serem passadas por um cético questionamento, podem trazer uma outra visão sobre os motivos da organização dessa revolta e do porquê Tiradentes se tornou um personagem tão importante.

O vídeo a seguir explica quem foi Tiradentes, porque um grupo de homens se reuniu para proclamar a independência das Minas Gerais e porque ele foi um personagem criado pelo movimento republicano no século XIX.

Siga-me no Twitter: @pedroadsr e me adicione no Facebook

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no vk

Os pontos de vista expressos neste artigo são as opiniões do autor e não refletem necessariamente a posição da RENOVA Mídia.