Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

COLUNA: Os ketchups de Nicolás Maduro

Walter Barreto

Walter Barreto

COLUNA: Os ketchups de Nicolás Maduro
COMPARTILHE

Tenho poucos – e bons – contatos com jornalistas venezuelanos.

Editores, jornalistas, ou periodistas, como são chamados, um ex-embaixador, alguns políticos.

Hoje, me debruçava sobre o computador para continuar descrevendo a saga de Putin & seus Hackers quando me chegou um vídeo fantástico.

Joaquín Sánchez Mariño, um jornalista argentino, esteve em Caracas e Táchira nos meses de fevereiro e março (des)cobrindo as verdades sobre o governo de Nicolás.

Essa viagem rendeu um livro. “En Venezuela. Postales de un país al borde del colapso”, lançado no dia 12 de setembro na livraria Borges.

Mariño discorre sobre o (desen)canto de sereia que os governos de Hugo Chaves & Nicolás Maduro entoaram por toda a nação venezuelana.

Em certa ocasião, Hugo Chaves, para ganhar o apoio da opinião pública agiu onde TODO político populista age: no estômago da população. 

A ideia mágica: expropriar a rede de supermercados Êxito e transformá-la numa rede de mercados estatal para vender gêneros alimentícios e de primeira utilidade a preços mais baratos.

Segundo a “lógica” de Chaves, os demais supermercados abaixariam seus preços para concorrer com o supermercado estatal. Durante alguns meses, a ideia funcionou. Entretanto os fornecedores de alimentos e os outros lojistas continuaram inabaláveis. 

Prevaleceu a Lógica de Mercado (sem trocadilhos). 

Chaves & Maduro não deram o braço a torcer e continuaram com os mercados Bicentenário abertos.

A situação foi piorando a cada dia, o desabastecimento crescendo assustadoramente e, para vender ao mundo a ilusão de que as coisas funcionam normalmente na Venezuela, Maduro decretou uma Lei onde é proibido aos comerciantes manterem prateleiras vazias sob pena de multa e detenção.

Joaquín Mariño visitou um desses mercados em um bairro residencial de classe alta, Terrazas de Ávila, Caracas. O vídeo que ele fez – às escondidas –  viralizou nas redes sociais. E acabou deixando o artigo dos Hackers Russos em segundo plano.

Tirem as próprias conclusões. 

- PUBLICIDADE -
Error: Embedded data could not be displayed.
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM
Error: Embedded data could not be displayed.