Português   English   Español

COLUNA: Por que os europeus estão tão interessados na Amazônia?


Em uma outra oportunidade, alertei aqui em minha coluna aqui na RENOVA sobre os interesses europeus na Amazônia, mas preciso voltar ao assunto.

Quero perguntar a você, leitor, se não é estranho que países europeus doem dinheiro de bom grado para o Brasil ou se importem unicamente com a Floresta Amazônica brasileira ignorando todas as outras vegetações do mundo?

Como o jornalista Alexandre Garcia mostrou em seu canal no YouTube, na Amazônia há uma região chamada Cabeça da Cachorra, rica em nióbio, ali é uma região muito visada pelos estrangeiros.

Garcia também alertou que matérias publicadas pela imprensa brasileira revelaram muitos estrangeiros visitam esta região especificamente. Pior, quando perguntados sobre a reportagem do porquê estavam ali, muitos não disseram.

Quando começaram as críticas ao Bolsonaro

Você deve lembrar que o Mercosul fechou um acordo de livre comércio com a União Europeia. Os franceses e alemães não gostaram muito, afinal seus produtores locais devem sair prejudicados.

O Brasil é uma das grandes potencias mundiais da agricultura, capaz de vender alimentos mais baratos que os europeus. O país, junto com a Argentina, também é forte na pecuária, justamente uma das atividades mais fortes na Amazônia. Grande parte do desmatamento na região é para essa atividade.

Quando Macron, Merkel, e outros criticaram Bolsonaro pela política de desmatamento foi para combater a atividade pecuária do Brasil e proteger os seus produtores locais. A carne brasileira é mais barata e desbancaria a dos europeus.

A maior parte do discurso desses líderes europeus é puro cinismo, pura mentira. Eles não se importam com as florestas do Brasil, mas sim com o agronegócio de suas nações.

Cuidado, por trás de belos discursos, há segundas intenções.

Os pontos de vista expressos neste artigo são as opiniões do autor e não refletem necessariamente a posição da RENOVA Mídia.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...