Português   English   Español

Como desenvolver a memória seletiva

A memória seletiva te ajuda a preservar a saúde mental e emocional.


A memória seletiva é o ato de criar um filtro para as memórias que merecem atenção e a quais você precisa esquecer.

Temos a mania de dar atenção e guardar na memória tudo que acontece conosco. Desde as pequenas coisas do dia a dia até as palavras de alguém que te decepcionou.

É necessário eliminar da nossa mente e coração tudo aquilo que não nos agrega.

E assim como alguns momentos da nossa vida, precisamos eliminar pessoas e acontecimentos da nossa mente que já não fazem sentido e que não nos deixam prosperar.

Como desenvolver a memória seletiva?

Na pesquisa da Pennsylvania State University, publicado na revista Psychological Science estudiosos descobriram que a memória é capaz de ser seletiva.

Quando fizeram o teste com 100 estudantes pedindo que se lembrassem apenas de algo específico, eles se lembraram, fazendo com que esquecessem de todo o resto.

Conforme os cientistas é o ser humano que controla o cérebro e ele é capaz de organizar e lembrar apenas do que é necessário lembrar.

“O cérebro guarda apenas fragmentos do que aconteceu e, na hora de montar o quebra-cabeça das lembranças, contam as emoções e a maneira como a pessoa percebeu o fato ocorrido.

Quem tem memória é o computador. O que nós temos é uma vaga lembrança”, diz o neurofisiologista Luiz Eugênio Mello, da Unifesp.

Isso quer dizer que para você ter memória seletiva, precisa focar nos momentos felizes.

Ao focar apenas nas memórias que você deseja dia após dia, a memórias ruins ou que não gostaria mais de lembrar vão virando apenas fragmentos, não tendo espaço para lembranças.

Quando nutrimos a nossa mente com coisas positivas,  não deixamos espaços para que as coisas negativas 
entre e polua nossos pensamentos. 😉

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...