A pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, será a primeira da América Latina a contar com a tecnologia EMAS (Engineered Material Arresting System).
A estrutura cria uma nova área de escape com blocos de concreto que se deformam quando uma aeronave ultrapassa o limite final da pista.
A obra, que trará mais segurança às operações, será viabilizada com recursos do governo Jair Bolsonaro.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinou a ordem de serviço nesta quinta-feira (11), na capital paulista, ao lado do secretário nacional de Aviação Civil do ministério, Ronei Glanzmann, e do presidente da Infraero, brigadeiro Hélio Paes de Barros.
Durante a solenidade, Freitas declarou:
“Já investimos na pista com a camada porosa de atrito, que aumenta a aderência das aeronaves e elimina o problema de aquaplanagem, e agora o EMAS, que será instalado nas duas cabeceiras. É investimento sobretudo em segurança. A segurança está em primeiro lugar.”
De acordo com Freitas, o novo sistema de segurança de pista agrega valor ao aeroporto, que será concedido em 2022.
O investimento de R$ 122,5 milhões será feito pela Infraero, que administra o aeroporto.
O EMAS é uma tecnologia que permite ampliar a segurança operacional em aeroportos com limitações de espaço físico. Ela é utilizada para desacelerar aeronaves que ultrapassam o final da pista por meio do esmagamento de blocos de concreto.