Coreia do Norte começou a fechar centro de teste nucleares

Imagens feitas por satélite recentemente e divulgadas nesta segunda-feira (14) mostram que a Coreia do Norte já começou a desmontar o centro de testes de armas nucleares em Punggye-ri.

A iniciativa faz parte do compromisso de desnuclearização assumido pelas Coreias do Norte e do Sul em cúpula realizada em abril para um futuro acordo de paz.

Semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, celebrou a promessa da ditadura norte-coreana de desmantelar o local utilizado para testes nucleares.

Desde 2006, a Coreia do Norte realizou seis testes nucleares em Punggye-ri, região montanhosa no nordeste do país. Acredita-se que o local de testes nucleares seja o único ativo no mundo.

O conteúdo foi divulgado pelo site especializado em notícias sobre a Coreia do Norte “38 North”, ligado à universidade americana Johns Hopkins.

As imagens de satélite foram feitas no dia 7 de maio e mostram evidências de que o processo de desmonte do local já foi iniciado.

Jornalistas de outros países, incluindo dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, serão convidados para cobrir o evento, de acordo com Pyongyang.

Imagem mostra o centro de testes de armas nucleares em Punggye-ri em 20 de abril

Imagem mostra o centro de testes de armas nucleares em Punggye-ri em 7 de maio

 

Com informações de: [BOL]
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia