Coreia do Norte está prosseguindo com a desnuclearização

Imagens de satélite indicam que a Coreia do Norte começou a desmontar instalações-chave em um local usado para desenvolver motores para mísseis balísticos.

A confirmação é um primeiro passo em direção ao cumprimento de uma promessa feita pelo ditador Kim Jong Un ao presidente americano Donald Trump em uma cúpula histórica na Singapura no mês de junho.

As informações foram publicadas nesta segunda-feira (23) por um centro de pesquisas sediado em Washington.

De acordo com informações da Reuters Brasil:

As imagens de 20 de julho mostravam atividades na Estação de Lançamento de Satélites de Sohae para desmantelar um prédio usado para montar veículos de lançamento espacial e em um galpão de testes de motores de foguetes usado para desenvolver motores de combustíveis líquidos para mísseis balísticos e veículos de lançamento espacial, informou o centro de pesquisas 38 North.

“Visto que se acredita que estas instalações desempenharam um papel importante no desenvolvimento de tecnologias do programa de mísseis balísticos intercontinentais da Coreia do Norte, estes esforços representam uma medida significativa de construção de confiança da parte da Coreia do Norte”, informou em comunicado.

Em entrevista coletiva após sua cúpula com o ditador da Coreia do Norte, o presidente dos Estados Unidos disse que Kim Jong Un havia prometido que um importante local de testes de motores de mísseis seria destruído em breve.

A confirmação desta progresso na promessa de desnuclearização feita pela ditadura norte-coreana acaba com a narrativa da grande mídia de que o encontro entre os dois líderes não havia gerado resultados positivos.

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia