Português   English   Español

Crianças sofrem com devastadora tsunami na Indonésia

Crianças sofrem com devastadora tsunami na Indonésia
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

A ONG Save The Children informou que muitos menores de idade estão dormindo nas ruas de Palu e destacou a urgência de identificá-los e encontrar seus pais.


A ajuda chega a conta-gotas às cidades devastadas pelo terremoto e tsunami na ilha de Célebes, na Indonésia, onde as autoridades e agentes humanitários alertam paras muitas crianças traumatizadas depois que foram separadas de suas famílias pela tragédia.

O balanço mais recente da tragédia cita 1.411 mortos e mais de 2.500 feridos, vítimas do terremoto de 7,5 graus de magnitude seguido por um tsunami no dia 28 de setembro.

Na região de Palu, cidade de 350.000 habitantes na costa oeste da ilha, imóveis desabaram e as ruas e avenidas estão destruídas. A ajuda chega a conta-gotas e a localidade é cenário de saques.

Policiais armados vigiam os postos de gasolina para manter a ordem nas longas filas. Caminhões que transportavam ajuda a Palu foram saqueados, de acordo com a imprensa.

Em um primeiro momento, as autoridades ignoraram os saques, mas após alguns dias a polícia prendeu dezenas de pessoas e o exército advertiu que usaria armas de fogo contra os assaltantes.

Os serviços de emergência ainda tentam encontrar sobreviventes entre os escombros, mas, seis dias após a tragédia, restam cada vez menos esperanças. As autoridades calculam que mais de 100 pessoas estão desaparecidas.

O destino das crianças separadas de suas famílias pelo terremoto e que se tornaram órfãos é a maior preocupação.

Zubedy Koteng, assessor para a proteção da infância da ONG Save The Children, afirmou:

É difícil imaginar uma situação mais aterrorizante para uma criança.

E acrescentou:

Muitas crianças estão em choque, traumatizadas, sozinhas e aterrorizadas. Os jovens que procuram por eventuais parentes sobreviventes viram e passaram por experiências horríveis, que nenhuma criança deveria passar.

 

Adaptado da fonte UOL

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...