Após mensagem em apoio aos protestos em Hong Kong, o executivo da NBA divulgou um comunicado, dizendo que não pretendia ofender os fãs chineses de basquete.
O executivo da NBA, Daryl Morey, gerou uma intensa reação na China após demonstrar apoio aos manifestantes em Hong Kong, enfurecendo torcedores de basquete chineses.
Morey, que é gerente geral do Houston Rockets, postou uma imagem em sua conta do Twitter, na sexta-feira (4), com a mensagem: “Lute pela liberdade. Fique com Hong Kong”.
A sua conta na rede social foi rapidamente bombardeada por respostas raivosas antes que ele excluísse a mensagem.
A equipe dos Rockets é uma das equipes mais populares da NBA na China, já que recrutaram a lenda chinesa do basquete Yao Ming em 2002.
Além disso, a franquia da NBA na China aposta em vários esforços de marketing voltados ao público chinês. Durante a temporada 2017-18, por exemplo, mais de 600 milhões de fãs na China consumiram conteúdo da NBA.
A Associação Chinesa de Basquete e a Tencent Sports, detentora de direitos da NBA na China, anunciaram que cortariam laços com o Rockets.
Os patrocinadores chineses do Rockets teriam seguido o exemplo, assim como o Consulado Chinês em Houston, que instou a franquia a “corrigir o erro e tomar medidas concretas imediatas para eliminar o impacto adverso” do tuíte de Morey, informa o jornal Gazeta do Povo.